BR
18
Amapá: a reforma administrativa na busca da eficácia e transparência

 

O governo do Amapá assinou no início deste ano um acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) para que a instituição atue na implantação de uma nova estrutura organizacional na gestão do governo, secretarias e autarquias estaduais.

O objetivo é efetuar uma reforma administrativa e aperfeiçoar a gestão dos órgãos governamentais. A consultoria visa também promover o desenvolvimento e melhorar a economia no Estado do Amapá. A conclusão dos serviços está prevista para dezembro de 2012.

A consultoria da FGV, que tem como Coordenador Executivo o Prof. Marcus Vinicius Rodrigues, trará muito mais eficiência, racionalidade e agilidade nas ações do governo.
Para auxiliar a FGV, o governador Camilo Capiberibe instituiu o Comitê Executivo Estadual, composto por servidores da Sead, Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Tesouro (Seplan), Procuradoria Geral do Estado (PGE) e Gabinete do Governador.

Segundo o diretor da FGV, Francisco Torres, a Fundação já prestou, com sucesso, consultoria similar nos estados do Rio de Janeiro e Pernambuco. A Fundação Getúlio Vargas já alinhou com o governador e gestores as ações que serão executadas nos órgãos estaduais, dividindo os trabalhos em sete etapas.
A equipe da FGV formulará mecanismos para dar suporte aos órgãos estaduais em ações como corte de gastos, correção de deficiências, investimentos e melhoria da gestão pública.

O projeto está sendo desenvolvido de acordo com as demandas e necessidades locais. Duas equipes estão trabalhando nesse processo. A primeira, formada por dez consultores, está trabalhando diretamente nas secretarias e a outra trabalha na análise da conformidade da folha de pagamento.

O Prof. Frederico Lustosa, que está na coordenação técnica da reestruturação, destaca que entre os benefícios desse processo está no fato de se enxugar a máquina pública. "Além de enxugar a máquina, a reestruturação tornará a administração pública mais eficaz".

Posted in: Notícias gerais

Post Rating

Comments

There are currently no comments, be the first to post one!

Post Comment

Nome (obrigatório)

Email (obrigatório)

Website

imagem CAPTCHA
Informe o código exibido acima: