BR
27
Na década de 80 pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology – MIT, vinculados ao International Motor Vehicle Program – IMVA, realizaram um criterioso e profundo trabalho de pesquisa nas organizações do setor automobilístico localizadas nos EUA, Europa, Japão e Coreia do Sul. Essa pesquisa foi publicada em 1990 por J. Womack, D. Jones e D. Roos através do livro “The Machine That Changed the World”.
 A citada pesquisa identificou principalmente nas indústrias automobilísticas asiáticas, boas práticas na gestão dos negócios, nas relações com parceiros e na eficácia dos sistemas de gestão e manufatura. Várias dessas práticas foram identificadas como as responsáveis pelo êxito de algumas empresas analisadas, principalmente as japonesas. A Toyota foi a que se apresentou com técnicas e modelos de gestão e de produção mais eficazes. 
A contextualização e sistematização dessas práticas, com foco integrado na produção e no consumo, tendo o produto como elo, foram denominadas de Pensamento Lean. O termo lean (enxuto) foi utilizado inicialmente por J. Krafcik, pesquisador do IMVP.
 Um roteiro inicial para o entendimento do Pensamento Lean foi proposto por J. Womack e D. Jones no livro “Lean Thinking”. Os autores expandiram a utilização do Pensamento Lean a outros setores e o sistematizaram em cinco princípios: valor, cadeia de valor, fluxo da cadeia de valor, produção puxada, e busca da perfeição.  
No livro Sistema de Produção Lean Manufacturing, desse autor, e cuja segunda edição foi publicada recentemente, o Pensamento Lean é delimitado, com o suporte da filosofia Just-in-Time, independente do setor organizacional, pelos ciclos de produção e de consumo e associado a oito técnicas ou programas para ações de melhoria e de redução de custos, associadas a quatro focos. Os focos e respectivas técnicas ou programas, utilizados pelo autor, seguem abaixo:
F O C O S T E C N Í C A S
Foco nas Estruturas Programa 5S e Células de Produção  (Adaptação e Otimização)
Foco na Mão de Obra Poka Yoke (Prevenção de Falhas Humanas) e Jidoca (Autonomação) 
Foco nos Equipamentos Troca Rápida de Ferramentas (Redução Setup) e Manutenção Produtiva Total.
Foco nos Movimentos Sistema Kanban (Movimentos Internos) e Milk Run (Movimentos Externos)

O Pensamento Lean tem como objetivo principal “enxugar” todas as etapas do processo, ao eliminar desperdícios, o que não agrega valor ao produto (bem ou serviço), nas mais diversas atividades organizacionais. Sua utilização vem sendo frequente e plena nos setores industrial, hospitalar, educacional, entre outros. Procure conhecer, aprender e aplicar o Pensamento Lean. Os resultados serão imediatos e gratificantes. Seus acionistas e seus clientes vão agradecer.
Fonte: Rodrigues, M.V. Sistema de Produção Lean Manufacturing. Ed Elsevier, 2ª edição, 2015

Posted in: Notícias gerais

Post Rating

Comments

There are currently no comments, be the first to post one!

Post Comment

Nome (obrigatório)

Email (obrigatório)

Website

imagem CAPTCHA
Informe o código exibido acima: