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Metodologias

Uma metodologia é composta por métodos lógicos e científicos.
Uma metodologia é descrita como parte integrante da lógica e de várias áreas do saber que focam nas diversas modalidades de pensamento e a sua aplicação.
As metodologias desenvolvidas pelo Prof. Marcus Vinicius Rodrigues, a GEIQ (Gestão Estratégica e Integrada dos Processos para a Qualidade) e a OTG (Oficina de Tecnologia de Gestão), e publicadas em seus livros, têm origens em seus estudos científicos e em seus trabalhos de campo, através de pesquisas cientificas ou consultorias em organizações publicas ou privadas.

GEIQ
imageFigura 1: Metodologia GEIQ - Gestão Estratégica e Integrada dos Processos para a Qualidade
Gestão Estrategica e Integrada dos Processos para a Qualidade

A Metodologia GEIQ - Gestão Estratégica e Integrada dos Processos para a Qualidade foi desenvolvida pelo Prof. Marcus Vinicius Rodrigues e publicada inicialmente em 2004, e hoje se encontra em seu livro Ações para a Qualidade (Editora Elsevier, 5ª edição, 2014). É uma metodologia que tem como objetivo vincular de forma eficaz e em todos os setores organizacionais, os objetivos estratégicos aos indicadores operacionais e dá suporte e operacionalizar as mudanças organizacionais com a integração e utilização conjunta de outras metodologias como a Gestão da Qualidade Total, Metodologia Seis Sigma e Pensamento Lean.

A Metodologia GEIQ apresenta o caminho para a busca de uma visão para atingir e manter o sucesso empresarial através de um sistema integrado de gestão, com base nas diretrizes da empresa, priorizando ao mesmo tempo os aspectos estratégicos, estruturais, comportamentais, operacionais e otimizando a cadeia de suprimentos, monitorados pela metodologia e projetos Seis Sigma.

imageFigura 2: Metodologia GEIQ e outros metodologias, programas ou técnicas

Através de um sistema integrado de gestão, a Metodologia GEIQ, veja Figura 1, com o suporte de modernas técnicas gerenciais e organizacionais prioriza quatro ações: as Estratégicas, as Estruturais, as Comportamentais e as Operacionais. Onde:

  • As Ações Estratégicas buscam conceber o foco estratégico da organização, com seus respectivos elementos, e analisar os ambientes externo e interno, com a finalidade de definir os caminhos adequados para atingir os objetivos definidos pelo nível estratégico diante do foco principal dos serviços a serem realizados.
  • As Ações Estruturais buscam a concepção de uma arquitetura compatível e alinhada com os objetivos estratégicos. Essas adaptações estruturais estão vinculadas a novos conceitos, valores e posturas organizacionais, diante do foco principal dos serviços a serem realizados e da eficaz busca de soluções.
  • As Ações Comportamentais têm dois papéis fundamentais: a busca de uma melhor qualidade de vida e do comprometimento do colaborador diante das causas e objetivos definidos pela organização e de preparar o colaborador para os processos de mudanças, capacitando-o em técnicas de gestão, com foco na criatividade e inovação, diante de uma visão empreendedora.
  • As Ações Operacionais buscam os resultados organizacionais, diante do foco principal dos serviços a serem realizados e da busca de soluções, através da gestão, modelagem e melhorias dos processos, alinhados aos objetivos estratégicos, moldurados por uma arquitetura organizacional compatível e com colaboradores capacitados e comprometidos. Para que isso seja possível, com eficiência e eficácia, e com criatividade e inovação, através das confiáveis Técnicas Analíticas, utiliza-se como suporte algumas das técnicas ou princípios do Pensamento Lean, da Metodologia Seis Sigma, do Desing Thinking e do Business Model Canvas.

OTG
Metodologia OTG’s - As Oficinas de Tecnologia de Gestão

As Oficinas de Tecnologia de Gestão – OTG, com formação e transferência de tecnologia e conhecimento é uma metodologia, destinada a intervenções em organizações de diversos tamanhos, dos diferentes setores de atividades públicas ou privadas.
Os serviços realizados com base nas OTG’s tomam como suporte conceitual, independente do foco específico do problema inicial apresentado pela organização-cliente, a Metodologia GEIQ - Gestão Estratégica e Integrada de Processos para a Qualidade.
Além Metodologia GEIQ com suas, Ações Estratégicas, Ações Estruturais, Ações Comportamentais e Ações Operacionais, a OTG considera ainda os princípios da sustentabilidade e autonomia organizacional, com a identificação das reais necessidades operacionais e de conhecimento, vitais para a eficácia e sucesso, o que é contemplado pela plena transferência de conhecimento e tecnologia de gestão a organização-cliente, para a implantação das soluções e mudanças continuadas.
A Metodologia das Oficinas de Tecnologia de Gestão – OTG devem ser publicada em livro do Prof. Marcus Vinicius Rodrigues que encontra-se em estagio conclusivo de concepção.
Assim, o foco prioritário para a solução do problema da organização-cliente é trabalhado dentro do contexto organizacional do cliente, com todas as suas variáveis, elementos e aspectos culturais. O que aumenta a probabilidade de sucesso da intervenção , ao fazer com que a mudança proposta se integre a todas as etapas e segmento da vida organizacional.
Com a Metodologia OTG’s, pretende-se evitar a ida de consultores ao cliente para executarem uma tarefa, com base em modelos já predefinidos, como tem sido tradição das empresas de consultorias no Brasil, veja Figura 1. E sim, a Metodologia OTG’s deverá atuar com especialistas junto aos gestores e colaboradores do cliente, desenvolvendo um conjunto de atividades para, entender, diagnosticar o problema e encontrar a melhor alternativa de solução.

FIGURA 1 – Modelos de Intervenção Organizacional

Isso é feito através da construção de um ambiente de aprendizagem constituído de reuniões, parte destas, realizadas no local do trabalho, onde a tarefa é executada e parte em sala de reuniões.
Neste ambiente de aprendizagem e inovação, existe uma troca de conhecimentos teórico e prático, possibilitando aos especialistas se familiarizarem com as práticas e o dia-a-dia da organização-cliente, e aos seus gestores e colaboradores uma eficaz oportunidade para obterem novos conhecimentos, alinhados com as melhores práticas de gestão, aplicadas à realidade de sua organização. E ainda, de participarem de um espaço de reflexão e debates, com liberdade e criatividade, sobre questões importantes relativas à sua organização.
As Oficina de Tecnologia de Gestão – OTG’s é a metodologia de intervenção organizacional, que o Prof. Marcus Vinicius desenvolveu e já aplicou com muito sucesso a dezenas de organizações. veja Figura 2.

FIGURA 2: Etapa da Oficina de Tecnologia de Gestão - OTG