BR
22

Em missão a Moçambique o Prof. Marcus Vinicius Rodrigues, do Núcleo de Cooperação com África e Portugal da Diretoria Internacional da FGV, foi recebido pelo Ex-presidente de Moçambique, Joaquim Chissano. Foi ele, em 1951, o primeiro negro a matricular-se no lendário Liceu Salazar de Moçambique, seguindo dai, para cursar medicina em Portugal. Com a morte de Samora Machel, que liderou a Guerra da Independência de Moçambique, e de quem foi seu principal comandado, Chissano tornou-se o primeiro presidente de Moçambique após a sua independência.

A missão da DINT|NuCAP a Moçambique teve como objetivo principal prospectar novas oportunidades de negócios e analisar possibilidades de parcerias, bem como reforçar a imagem da FGV naquele pais.

Na visão do Prof. Marcus, a FGV poderá realizar importantes parcerias com instituições moçambicanas para programas de formação, e outros serviços, em um futuro muito próximo. As bases e acordos, nesse sentido, foram estabelecidos. Como parceiro local, para operacionalização dos futuros projetos em Moçambique, a DINT|NuCAP vai ter a parceria te e apoio institucional do Instituto de Governação, Paz e Liderança – IGPL, suporte de formação executiva da Fundação Joaquim Chissano.

O Prof. Marcus na missão a Moçambique manteve ainda diversas reuniões de negócios e de diplomacia corporativa, das quais podemos destacar:

1)      Reunião como o Primeiro-Ministro de Moçambique, Dr. Carlos Agostinho do Rosário.

2)      Reunião como o Ministro da Economia e Finanças de Moçambique, Dr. Rogerio Nkomo.

3)      Reunião como a Ministra da Administração Estatal e Função Publica, Dra. Carmelita Namashulua.

4)      Reunião como a Ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social, Dra. Vitória Dias Diogo.

5)      Reunião como o Presidente do Tribunal Administrativo, Dr. Machatine Munguambe, que tem como equivalente no Brasil o Tribunal de Contas da União.

6)      Reunião como a Presidente da Autoridade Tributária de Moçambique, Dra. Amélia Nakhare, entidade moçambicana equivalente a Receita Federal no Brasil.

7)      Reunião como o Secretário Geral da Fundação Joaquim Chissano, Dr. Leonardo Simao.

8)      Almoço com o Embaixador do Brasil em Moçambique, Rodrigo Baena Soares.

9)      Reuniões operacionais com os dirigentes do Instituto de Governação, Paz e Liderança da Fundação Joaquim Chissano 

Posted in: Notícias gerais

Post Rating

Comments

There are currently no comments, be the first to post one!

Post Comment

Nome (obrigatório)

Email (obrigatório)

Website

imagem CAPTCHA
Informe o código exibido acima: